Conhecendo o Instituto Agronômico de Campinas
O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.
Prédio D. Pedro II
Entre a segunda metade de 1887 eo final de 188, foi construída a sede do IAC, em estilo art noveau, pelo engenheiro Henrique Floresce, formado na Alemanha.
No prédio da sede funcionam o escritório do Diretor, o laboratório dos assistentes, a biblioteca e a residencia do Diretor- Geral.
Este prédio fez farte do espaço IAC até a década de 1920, quando foi reconstruído e passou a ser chamado de Dom Pedro II,
Outra reforma no fim dos anos 60, quase exigiu sua demolição.
A fachada foi preservada e o prédio passou a ser ocupado por laboratórios e seções técnicas. Nos dias de hoje, é o cartão de visita da instituição.
Detalhe do ramo de café na porta |
Bolsa-de-pastor |
Flor sem miolo |
Pau-Brasil Mulato |
Jaqueline Pinheiro.
Fonte: (http://www.iac.sp.gov.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário