quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Personalidades- Barreto Leme

Você conhece Barreto Leme?

Nesta quarta-feira, estava lendo sobre personalidades de grande importância para Campinas e encontrei uma matéria do RAC sobre o capitão Barreto Leme que é tido como fundador oficial da cidade de Campinas. Barreto Leme veio para essas terras (até então chamada de Vila de São Carlos) e se dedicou para que a pequena vila ganhasse uma capela, a partir dai, a cidade começou a receber grandes fazendeiros de cana-de-açúcar e café e desenvolveu-se cada vez mais.
Uma das mais importantes ruas de Campinas recebe o nome de Barreto Leme, a rua passa atras da Basílica do Carmo, local onde estão enterrado seus restos mortais.
Vamos a matéria...




Francisco Barreto Leme, o fundador de Campinas, nasceu na vila de Taubaté em 1704. Antes de transferir sua residência para o povoado, possuía um sítio de cultura em Malacacheta, perto de Pouso Frio, no município de Taubaté. Espalhando-se pela capitania de São Paulo a notícia das terras existentes entre Jundiaí e Mogi-Mirim, transmitida pelos bandeirantes que por ela transitavam, formando pousos ao longo do caminho de Goiás e Cuaibá, Barreto Leme veio conferir se o local era tudo aquilo que comentavam. Há também a hipótese de ter sido convidado por seu primo José de Sousa de Siqueira, proprietário do primeiro sítio aqui fundado, para estabelecer lavouras nas terras férteis do então município de Jundiaí. Para cá trouxe a família e muitos conterrâneos. Como aponta o recenseamento de 1773, aqui formou lavouras em terras que adquiriu. Historiadores não registram onde ficava o seu sítio, mas sabe-se que Bernardo Guedes Barreto, seu filho, obteve, em 1799, uma sesmaria no Taquaral. Barreto Leme morreu em 1782, aos 78 anos.


                                                                                                               


Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/11/blogs/bau_de_historias/121024-o-fundador-de-campinas.html
                                                                                                               
                                                                                                              Obrigado pela companhia,
                                                                                                                  Jaqueline Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário