Um pouco da história da praça!
Praça Carlos Gomes atualmente |
Em 1880, a praça recebeu o nome do compositor Carlos Gomes, nascido na em Campinas. No passado, a Praça Carlos Gomes era utilizada por lavadeiras, que estendiam suas roupas por todo o capinzal depois de lavá-las no chafariz existente.
Antonio Carlos Gomes, inclusive, morou na Rua Irmã Serafina. Ainda criança, logo depois da morte de sua mãe, ele se mudou para uma casa na esquina da Rua das Casinhas (atual Rua General Osório) com a Rua da Bica Grande (atual Rua Irmã Serafina), com o Maestro Santana Gomes, seu pai.
Em 1883, foram compradas 100 palmeiras imperiais e plantadas ao redor da praça, sob orientação de Ramos de Azevedo. Em 1914, foi realizado o nivelamento e ajardinamento, bem como a construção do coreto. A partir daí, o local começou a oferecer programação semelhante a do Centro de Convivência, como concertos populares de bandas, transformando a praça num ponto de encontro para lazer e cultura.
Há no jardim dois monumentos. Um faz homenagem à Rui Barbosa e outro, à Thomás Alves. O primeiro é feito em bronze sobre pedestal de granito rosa. É uma obra do escultor italiano Ettore Ximenes. Já o de Thomás Alves é monumento de granito rosa, onde figura um pórtico ou exedra, tendo o busto em bronze do homenageado e mais três alegorias que representam respectivamente, a cidade de Campinas, a Medicina e a Gratidão. A obra é do escultor Marcelino Velez.
Minha parte favorita :) |
Bom, espero que gostem do local assim como eu gosto. Beijos, até o próximo post!...
Fontes: http://www.campinas.sp.gov.br/sobre-campinas/atracoes-naturais-largos-e-pracas.php
http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/irma_serafina.html
http://perseus.nied.unicamp.br/omeka/items/show/40
Nenhum comentário:
Postar um comentário